top of page

Jornadas Pedagógicas - 2016/2016

Museu da Farmácia - 30 de janeiro 2016

 

Visita nº 10 – Museu da Farmácia

30 de janeiro de 2016

O Museu da Farmácia nasceu de um gesto individual em 1981, com a doação da sua coleção particular, pela parte do Dr. Salgueiro Basso, à Associação Nacional das Farmácias, com o objetivo de salvaguardar o património farmacêutico português.
Numa segunda fase, o projeto alarga-se a todos os farmacêuticos com a recolha de peças em farmácias de todo o País, a sua classificação e inventariação, que deram origem à criação do Museu, em junho de 1996.
Trata-se de um museu inovador, que apresenta de uma forma global a diversidade de interpretações e curas da doença que o homem encontrou ao longo do tempo em diversas civilizações e culturas. É intenção deste espaço persistir neste objetivo, para que todos os povos estejam aí representados e que nele exista o maior número de identidades culturais e civilizacionais representativas da história da humanidade.
Distinguido em 1998 com o Prémio do Melhor Museu Português, galardão atribuído pela APOM (Associação Portuguesa de Museologia), e em 2002 com o Prémio de Melhor Design de Comunicação de Portugal, atribuído pelo Ministério da Economia e pelo Centro Português de Design, o Museu da Farmácia está atualmente a consolidar um processo de afirmação internacional que inclui, entre outras iniciativas, a candidatura ao prémio do melhor Museu da Europa, atribuído pela Comissão Europeia.

bottom of page